Artigos

"Impossível falar em qualidade de ensino, sem falar da formação do professor, questões que estão intimamente ligadas.

 

A formação teórica e prática do professor, poderá contribuir para melhorar a qualidade do ensino, visto que, são as transformações sociais é que irão gerar transformações no ensino.

 

Estudos apontam que existe a necessidade de que o professor seja capaz de refletir sobre sua prática e direcioná-la segundo a realidade em que atua, voltada aos interesses e às necessidades dos alunos.

 

Nesse sentido, Freire, (1996, p.43) afirma que: “É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem é que se pode melhorar a próxima prática.”

 

A formação oportuniza o professor não só  o saber em sala de aula. Ele precisa conhecer as questões educação, as diversas práticas analisadas na perspectiva histórico, sócio-cultural. E ainda, precisa conhecer os desenvolvimento do seu aluno nos seus múltiplos aspectos: afetivo, cognitivo, e social, bem como  refletir criticamente sobre seu papel diante de seus alunos  e da sociedade.

 

A leitura, (também de artigos!) é uma das formas que possibilita o crescimento pessoal e profissional, para que, munidos de vontade, conhecimento e criatividade, os frutos sejam colhidos no ambiente de sala de aula ou fora dele."

 

                                                                        (Fonte: centrorefeducacional.pro.br)

 

 

 


About | Privacy Policy | Sitemap
© Este site é uma criação de APCA desde 18/09/2008